terça-feira, 19 de julho de 2011

Bloco III - NATUREZA

1- Entrevista João Bello e Susi Monte Serrat

2-POÇA ( letra )

Poesia para mim é assim
É de 6 em 6 meses.
E olha só!
É uma de cada vez
Poesia para mim, é assim

E de vez em quando
Só para esquecer este meu lado de ser humano.
Para Deus eu faço um interurbano.
A cobrar.
O último que fiz,
Eu estava até feliz;
Eu estava parado no ponto.
O ônibus esperando.
Do meu lado, uma poça d’água me olhando.
Aí, só pra fazer uma troça,
Perguntei a Deus: Qual é a da poça?
Deus cochichou rapidinho no ouvido de um pardalzinho
Que desceu, bebeu 2 golinhos d’água, e voltou apavorado.
E eu aproveitei o seu biquinho, ainda molhado,
Pra escrever este versinho!
Só pra matar minha sede de viver.
E pra não esquecer da troça.
Resolvi chamar o versinho de
Poça
Água parada sonhando na poça não move moinhos.
Em compensação,
Mata....
A sede dos passarinhos.


Para refletir:

- Qual sua forma de falar com DEUS?

- Você sorriu? Por quê?

- Experimente escrever resumindo em uma frase o sentimento que a poesia te trouxe.


3-RIO BACACHERI
(Susi Monte Serrat)

Um passarinho me contou
Que veio aqui passear,
Beber da água do rio
E teve que voltar atrás!
Voltou por que, sabiá?
Voltou por que...sabe lá!
Me conta que é pra poder
Ajudar.
Ele me disse assim,
devagarinho e com medo:
Cheguei bem perto
E tive pena do que vi!
Não tenha pena não!
Não tenha pena!
Porque juntos vamos alimentar.
Alimentar a sede,
A sede de reconquistar
Toda beleza da Natureza.
Toda beleza da Natureza.



Para refletir:


- Se o pássaro da canção fosse até o rio que passa em sua cidade. Ele beberia a água?


- Como e quem contamina os rios da sua cidade?

- As casas de sua cidade tem saneamento básico ( coleta e tratamento de esgoto)? E as indústrias onde depositam seus resíduos?

- O que se pode fazer em relação a questão ambiental?


4- Iris Boff


5-O MENINO E O PEIXE BOI
João Bá

Refrão:
Segura o peixe menino
Segura o peixe menino
Segura o peixe não deixe o peixe pular
Peixe pequeno menino
Peixe pequeno menino
Peixe pequeno deixe o peixe se guiar

Eu vi peixe boi no rio
Eu vi peixe boi no mar
Eu vi peixe boir dormir eu vi, eu vi...
Eu vi peixe boi boiar

Repete refrão

No remanso do riacho
Tem muito mandi chorão
Na vazante da maré , oi Zé mané
Tem isca prá tubarão Repete

Repete refrão

Precisamos de água limpa
Prá lavar e prá beber
O peixe também precisa alevino
Prá nadar e prá viver

Repete refrão


Para refletir:

- Em sua opinião a música é triste ou alegre?

- Ela traz alguma denúncia em sua letra? Quais?

- Você sabe como formar uma associação ou ONG?

- Você conhece ou participa de alguma rede social, blogs ou grupo de discussão sobre questões ambientais, sociais, educacionais?


6-PARAÍSO
(José Paulo Paes)

Se esta rua fosse minha
eu mandava ladrilhar,
não para automóvel matar gente,
mas pra criança brincar.

Se esta mata fosse minha
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças,
que ele seria um paraíso
de bichos,plantas e crianças.


Para refletir:

- O que o autor demonstrou nesta poesia?

- Na sua opinião o que o autor quis dizer com a fala :: " se este mundo fosse meu".

- Quantas denúncias estão embutidas na poesia?

- O que lhe encanta neste poema?

- O seu município tem agenda 21 local?


Sugestão de leitura complementar e pesquisa:
Agenda 21 global, nacional e estadual.


7 - Semaninha Danada
(Causo coletado e musicado por Daniel Faria)

Na segunda não fiz nada
Na terça não trabalhei
Na quarta fiquei pensando
Na quinta que fazerei
Na sexta eu fui pescar
Só no sábado voltei
Domingo fazendo as contas
Nem um real eu ganhei.


8 - Bumba Burro Brabo
(Daniel Faria)

É Bumba Burro Brabo
Bumba Bacacheri
Um centro de cultura
Está nascendo por aqui

Meu senhor dono da casa
Não adianta derrubar
Que é esta casa é Burro Brabo
Quando empaca chega lá
E conta histórias
Dos tropeiros que passaram
Das lembranças que ficaram
Do velho Bacacheri

E conta os causos
Das polacas francesinhas
Das meninas essas gracinhas
Que “tramparam” por aqui
É Burro Brabo que chegou para cantar
Vacacherie aqui chegou para contar
A nossa história ah..ah..ah.
De Curitiba Ah.ah.ah..
Tão ecológica Qua..Qua..Qua..Qua..Quaaa..


Sugestões de pesquisa:
www.sosmatatlantica.org.br

www.mma.gov.br (agenda 21 brasileira)


www.meioambiente.pr.gov.br (agenda 21 paranaense)
Sugestão: Assista Bloco 5/4 – Movimento Ambientalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário